Deixe a sua opinião sobre o espectáculo. A Éter agradece.


32 comentários:

Anónimo disse...

Olá! Sou aluna do 12º ano da escola da Chamusca, distrito de Santarém, e tive o prazer de visitar o convento e assistir à vossa peça de teatro no passado dia 20 de Fevereiro.
Foram, realmente, duas horas bem passadas com bom humor e com uma grande história de amor entre Blimunda e Baltasar.
Penso que a pequena introdução realizada no corredor por dois actores foi bastante importante para o seguimento da história.Em relação à peça de teatro em si está muito bem estruturada e com as partes mais importantes da vida, ou da relação de Blimunda e Baltasar.
Contudo penso que seria importante e eriquecedor para nós, estudantes da obra, assistir à peça de teatro mais completa, ou seja, não ser só a vida de Baltasar e de Blimunda, mas também abranger outros aspectos e outras personagens da obra.
Quero dar os parabéns pelo trabalho desenvolvido e força para o continuarem.

Andreia Santos

contacto disse...

Olá Andreia, obrigada pelo o teu comentário! Ainda bem que gostaste. Quanto à tua sugestão, a ideia de fazer uma peça mais completa com a vida das outras personagens, bom, a adaptação foi feita a pensar em vocês estudantes da obra, e no conteúdo mais importante do livro, o vôo da passarola, o romance de Blimunda e Baltasar e a construção do convento. Se introduzissemos mais personagens a peça seria demasiado extensa! Obrigada mais uma vez pelo o comentário e volta ao Teatro!

Éter - Produção Cultural

Anónimo disse...

Olá! Também sou uma das alunas da Chamusca que visitou o Convento e que assistiu à vossa peça de teatro. Achei a peça uma delícia, muito sinceramente! Foi bastante engraçada desde o início e igualmente interessante. Penso que ajudou todos os alunos a entenderem melhor a obra Memorial do Convento e a ganharem mais interesse pela mesma.
Quanto às personagens gostei de todas, mas principalmente do Rei D.João V e da Blimunda.
Obrigada pelo vosso trabalho e muitos parabéns pelo desempenho. Continuem!

Inês Alves

contacto disse...

Obrigada Inês pelo teu comentário! Ainda bem que gostaste e que te ajudámos a entender melhor a obra! Volta sempre ao Teatro!

Éter - Produção Cultural

Anónimo disse...

Olá, eu também sou um aluno da Escola da Chamusca (avejicc) e tive o privilégio de assistir ao vosso teatro no dia 20/02/2009.
Antes de mais quero felicitar-vos pela excelente peça de teatro que nos proporcionaram e agradecer-vos pela grande ajuda que nos deram ao compreender melhor a obra. A meu ver abrangeram os temas principais da obra e reproduziram-nos muito bem, tal como a Andreia também pensei nessa hipótese, até para ajudar os mais preguiçosos, mas acima de tudo o vosso trabalho está estrondoso, não posso referir que já assisti a muitas peças de teatro, pois é mentira, mas esta é te todas a melhor até ao momento.
Quero-vos aqui deixar uma boa sorte para o futuro e um muito obrigado pelo excelente teatro que nos facultaram.

Danilo Pratas

Patrícia Farinha - Chamusca disse...

Olá. Chamo-me Patrícia Farinha e sou aluna da Escola da Chamusca.
No meu ponto de vista considero que a peça é simplesmente genial, e ajudou-me imenso a compreender a obra. Antes da peça eu ainda não havia lido a obra mas tenho que afirmar quer me incentivou bastante a finalizar a leitura. Quanto aos actores nem sei como exprimir a minha opinião, foram sensacionais, estrondosos simplesmente arrasadores.Considero que a sua interpretação das personagens foi simplesmente arrasadora, considero que os actores conseguiram capturar a verdadeira essência da personagem. Gostei especialmente da Blimunda e do Baltasar e é inconfundivel que ambos tem uma química em palco incomparável.
Posso apenas desejar-vos boa sorte e que o vosso futuro vos traga muito sucesso pois já me demonstraram que o mereçem e acima de tudo são pessoas cheias de talento. Adeus e imensa sorte para o futuro...

Anónimo disse...

Olá. Chamo-me Patrícia Farinha e sou aluna da Escola da Chamusca.
No meu ponto de vista considero que a peça é simplesmente genial, e ajudou-me imenso a compreender a obra. Antes da peça eu ainda não havia lido a obra mas tenho que afirmar quer me incentivou bastante a finalizar a leitura. Quanto aos actores nem sei como exprimir a minha opinião, foram sensacionais, estrondosos simplesmente arrasadores. Considero que a sua interpretação das personagens foi simplesmente arrasadora, considero que os actores conseguiram capturar a verdadeira essência da personagem. Gostei especialmente da Blimunda e do Baltasar e é inconfundível que ambos têm uma química em palco incomparável.
Posso apenas desejar-vos boa sorte e que o vosso futuro vos traga muito sucesso pois já me demonstraram que o merecem e acima de tudo são actores cheios de talento. Adeus e imensa sorte para o futuro...

Anónimo disse...

Ola! Eu visitei o Palacio este ano e assisti a peça confesso que adorei ver... Foi muito interessante porque assim tb nos motivou para a leitura do Livro....
Os actores sao execelentes... Beijinhos para todos voces...

Dina Melo disse...

Pois ... Eu sou suspeita! Assisti ao espectáculo em 2008, por duas vezes, em circunstâncias diferentes e por diferentes motivos. O que me fez rever o vosso trabalho sensivelmente no espaço de dois meses resultou do deslumbramento sentido perante a vossa encenação desta magnífica obra da nossa literatura, sobretudo porque o vosso trabalho é magnífico e pode perfeitamente ombrear com a obra que lhe serviu de base. O vosso desempenho e a forma como o texto é trabalhado ainda mais engrandecem a obra em causa. Depois desta primeira deslocação com alunos de Coimbra, resolvi repetir para propiciar à minha filha mais velha e a um grupo de amigos a oportunidade de apreciarem o vosso trabalho, tendo em conta a mais-valia que ele representa para os alunos do 12º Ano. Como não há duas sem três, voltei aí em Fevereiro deste ano de novo com os meus alunos e regressei irremediavelmente encantada como da primeira vez. Continuem,adorei o vosso trabalho e a bem da cultura são imprescidíveis espectáculos deste tipo e com esta qualidade. Obrigada.
8 de Maio de 2009
Dina Melo

Fábio Machuqueiro disse...

Brutal! Fantastico! Adorei a peça, que está muito bem interpretada e fiel à obra. Um elenco brilhante, bons efeitos visuais, excelente musica e adereços. Parabens a todos e obrigado por me proporcionarem 90 minutos de pura arte e espéctaculo. Trabalho irreprensivel de todos os que contribuiram para esta peça, permitindo outras bases e outro suporte para o estudo de Memorial do Convento.

Mais uma vez, Obrigado e estão de parabens!

Ana Isabel disse...

Quero dar os parabéns ao excelente elenco que faz parte da peça, na minha opinião foi fantástico, pois fazem um excelente trabalho e espero muito sinceramente voltar a assistar à peça. Confesso que vou continuar a leitura da obra com outro entusiasmo!

Obrigada

Unknown disse...

Olá, eu sou a Raquel, aluna da Escola Tecnica e Profissional do Ribatejo (ETPR), a nossa escola teve presente na passada quinta feira no Convento de Mafra, e consequente para ver o Memorial do Convento. A nossa escola adorou a experiência... Os actores estao de parabéns pelo excelente trabalho realizado. Parabéns e obrigada pelo espectaculo.

João disse...

gostei muito do teatro, desde a representação, o toque de comédia e a ideia que passaram a todos os alunos, já para não falar da monumentalidade do palácio e das inúmeras historias.
Esta tudo fantástico, só tenho uma pergunta, qual é o nome do actor que realizou o papel de Bartolomeu no dia 15/12/2010?

Anónimo disse...

Os meus parabéns pela apresentação da complexa obra de José Saramago.
Pela 2ª vez, adorei tudo o que vi e ouvi.
Os actores são muito bons.
Parabéns!

Unknown disse...

Estive com os alunos da Escola Secundária de Madeira Torres (Torres Vedras) no dia 6 a assistir ao vosso espectáculo!!!! De viva voz expressei o meu agradecimento pelo belo trabalho que nos proporcionaram...e aqui o reitero!!!!

E agora, gostaria muito de vos ver em OS MAIAS!!!! Aliás já estamos a preparar a visita...

E como prometido ...já estou a divulgar-vos!!!!! BEM O MERECEM!!!! Continuação de EXCELENTE TRABALHO!!!!

M.C.

João disse...

Olá, eu sou o joão, aluno do secundário do Colégio Didálvi em Barcelos. Como não podia deixar de o fazer, e pessoalmente nao tive oportunidade, vim agradecer e felicitar o vosso esforço pela peça teatral do «memorial do convento» a que tive o prazer de assistir ontem, tal como uma visita explendida ao convento.
Foi uma peça extremamente enriquecedora e muito bem organizada com actores que realmente merecem ser elogiados pelo seu papel fantástico. Adoraria ai voltar, pena e a viagem longa, mas cada hora e cada quilómetro passado valeu a pena, nao falo so por mim mas por todos. Jamais esqueceremos 15 de janeiro de 2011, um dia cheio de experiências fantásticas e que apesar de nao conhecer aquelas pessoas muito simpáticas que nos fizemos acompanhar e aquelas que nos fizeram viver intensamente o «Memorial do convento» pois tornaram um dia espectacular e tornaram o livro de José Saramago um livro que na maioria dos alunos é aborrecido, um livro cheio de conhecimentos e com um enredo muito cómico. Obrigado por tudo.

João Durães

contacto disse...

@Avelaneira Florida

Muito obrigado e um grande abraço da equipa ÉTER para um público tão especial;)

bons vôos!

ana sofia ferreira disse...

ola eu sou aluna da escola secundaria do fundao e gostei muito da peça de teatro...estava muito bem realisada, os actores estao de parabens pelo magnifico trabalho. E sem duvida que encentivaram muitos alunos a ler.

parabens mais uma vez a todo o elenco e que continuem a realizar peças de teatro como esta...bjinhos

V.F disse...

Ola, eu sou uma aluna da Secundaria Franscisco Rodrigues lobo de Leiria.
Tive muito gosto de ver o vosso teatro, achei uma interpretacao fantastica e muito chamativa para o publico.
Gostaria de ter recebido um autografo da personagem de Baltasar, e saber o seu verdadeiro nome.

A visita ao teatro foi no dia 17/03/2011

Cumprimentos

Anónimo disse...

Boa noite...
Eu fui na Quarta e adorei, desde Gondomar!
Gostaria só que me indicassem o nome do actor que faz de padre, pois eu conheço-o de telenovelas e ele é até relativamente conhecido fora do teatro
Obrigado!

Ana Rita Serafim disse...

Olá. Estive no Palácio de Mafra hoje, dia 3 de Abril pelas 15h a assistir à interpretação do Memorial do Convento. Fiquei fascinada. estava magnifico. Todas as partes essenciais incluídas. Gostaria apenas de oedir um favor. Apenas gostaria de saber os nomes dos cinco actores que interpretaram as personagens nessa dia e a essa hora e, correspondendo o nome ao da personagem. por exemplo, quem era o Baltasar, a Blimunda, o Rei, o padre e o arquitecto (por exemplo). se me pudessem fornecer essa informação ficaria muitissimo agradecida. é que alguns dos actores já vi noutras peças e nao consigui focar os nomes.
Obrigado

prof Lucília Mota disse...

Em nome dos alunos da Escola Secundária de Tondela, que esteve aí ontem, 28 de Abril, muito obrigado pelo vosso trabalho, de excelência ímpar.
E, já agora, as melhoras para a Blimunda que não esteve, mas que já conhecemos de uma outra visita, há três anos, e a quem reconhecemos também muitíssimo mérito.

contacto disse...

Em nome de toda a equipa um muito obrigada pela paciência e disponibilidade. Em meu nome pessoal um enorme OBRIGADA e pedido de desculpas pela minha ausência mas realmente era-me completamente impossível subir a palco, nestas situações a saúde é que manda! :)

Voltem sempre ao Teatro.
Cláudia Faria
ou
Blimunda

trindadecastro disse...

Tive hoje o privilégio de assistir à vossa representação de O Memorial do Convento e fiquei fascinada pela forma como cada um dos atores "veste" a personagem criada por Saramago.
Já assisti a outras encenações do grupo Eter, nomeadamente Vieira, O sonho do Império, que é fabulosa; e Os Maias, mas O Memorial do Convento é verdadeiramente espetacular. Parabéns à Filomena pela encenação desta obra grandiosa e pela forma como captou e transmitiu cada momento fulcral do estudo da obra de Saramago. Espero que mantenham este projecto em cena para que os alunos continuem a usufruir desta forma motivadora, que é o teatro, para lerem obras literárias com prazer de descoberta.
Trindade Castro

Anónimo disse...

No dia 6 de janeiro, os alunos do Grande Colégio Universal, Porto, assistiram à representação! É a segunda vez que assisto ao espetáculo com alunos e a reação é unânime: um excelente trabalho, com muita qualidade! Parabéns! Continuem!

CC

Anónimo disse...

Vi a peça em Dezembro e adorei. Cativou-me e fez-me compreender muito melhor a obra! Parabéns, especialmente à Blimunda (Rita Fernandes), adorei a forma como interpretou o papel, prendeu muito a minha atenção! Continuem....
Joana Silva - Escola Sec. Miguel Torga (Queluz)

contacto disse...

Obrigada pela tua opinião Joana.
É uma honra para nós poder ajudar-te não só a compreender a obra como a gostar de teatro. :)

O recado para a Blimunda foi reenviado para quem de direito. :)

Anónimo disse...

A peça está fantástica...adorei tudo, os actores, a música...formidável, continuem com o vosso bom trabalho. Muitos parabéns

Anónimo disse...

No início deste ano, os décimos segundos anos da minha escola foram a Mafra visitar o convento e ver a peça e só tenho a dizer que foi espetacular!
Adorei os atores, a música, a pequena "introdução" que concretizaram no exterior e tudo o mais - estava tudo muito bem!
Concordo, também, que a peça é um excelente resumo para os alunos que vão a exame. Ainda para mais, para quem já tinha lido a obra é uma excelente forma de recordar a sequência de acontecimentos e tentar entender o que durante a leitura não foi compreendido tão bem; e para quem não leu a obra, é cativante tentar adivinhar o que vai acontecer a seguir!
Tenho também a dizer que, como membro do clube de teatro da minha escola, foi motivante ver a peça e tentar relacionar dados aspetos cénicos que podem ser transferidos para outras peças do século XIX/XX - como "Felizmente há luar!".
Muito obrigado pelo espetáculo que nos foi proporcionado. Parabéns e continuem o excelente trabalho!

Caterina disse...

Olá. O meu nome e Catarina, e eu vim da Marinha Grande até Mafra para ver este teatro e ADOREI.
E estou também a escrever porque, no dia em que vi a peça ( dia 4 de Maio de 2012) fiquei fã da atriz que desempenhou o papel de Blimuda, no entanto ja tentei pesquisar e nao consigo saber nada sobre ela, e apenas
encontrei uma foto....Será que me podem dar-lhe um beijinhos por mim e dizer-lhe que AMEI e sua pretaçao....Já agora será que me podia dizer qual o nome dela ( e que ja reparei que ha varias atrizes que fazem este papel).
Beijinhos e obrigado por este espantoso espetaculo, e um Bijinhos muito grande "Blimunda" ja que nao sei seu nome!
Se poderem,respondam....

contacto disse...

Cara Catarina,

agradecemos desde já o seu interesse nas nossas produções.

A Blimunda que viu no dia 4 de Maio foi a nossa colaboradora Suzana Branco, vamos reencaminhar-lhe o seu comentário.

Saudações culturais!

Penélope de Melo
ÉTER - Produção Executiva
911 906 778

Unknown disse...

Ola! Sou da escola Adolfo Portela em Águeda, e já que tenho a oportunidade de dar a minha opinião, aproveito... Adorei a peça, acho que mostra mesmo o mais importante da obra. Eu já tinha lido o livro antes, e talvez isso ajude a perceber muita coisa, mas penso que se não tivesse lido, tinha entendido na perfeição, até porque muitos colegas meus que não tinham lido a entenderam. Os atores foram excelentes. Gostava de ter pedido um autógrafo, mas não tive a oportunidade. Obrigada por tudo. Boa sorte...